Por que devemos avaliar constantemente nossas rotinas e nossos modelos de negócio?

Por que devemos avaliar constantemente nossas rotinas e nossos modelos de negócio?

Alguma coisa de boa a gente vai ter que tirar dessa crise toda, nem que sejam duras lições sobre como devemos proceder em momentos de calmaria para antecipar problemas e propor soluções. Se perguntar para qualquer empresário qual foi o % de chance que ele colocou no seu planejamento estratégico de 2020 para uma paralisação total como estamos vivendo duvido que alguém tenha colocado mais do que 1%. E deve ter sido aquele 1% do tipo: “isso nunca vai acontecer, mas vou colocar aqui pra mostrar que passou pelo nosso radar”.

O que percebemos, por consequência, é que uma grande quantidade de empresas percebe agora como teria sido importante executar “aquele projeto” que, por não ser considerado essencial para manter a operação do jeito que estava, acabou postergado. Nessa cesta entra uma estrutura para funcionários trabalharem em home office ou o site/app que permite realizar vendas online, para ficar em apenas dois exemplos.

Imaginem como está uma empresa que promove viagens de negócios para o exterior e congressos como a Startse. A situação atual tornou o modelo de negócios deles completamente inviável e nas palavras do próprio gestor deles saiu algo do tipo: “colocamos toda nossa energia no segmento que se mostrava mais rentável e trazia receita, mas hoje não ter uma plataforma de cursos online se mostrou uma fraqueza que poderia ter sido facilmente identificada”.

Ou seja, como o fluxo de dinheiro estava bom não pareceu apropriado retirar energia desse setor (viagens e congressos) para pensar outras alternativas de receita que fossem importantes em outros momentos, tal como uma plataforma Ensino à Distância que pudesse gerar receitas a partir de cursos ou palestras online.

É claro que ninguém está com tempo sobrando para praticar o ócio criativo por dias e dias, mas isso não pode servir de desculpa para que as organizações deixem de mapear oportunidades que podem ser implementadas. Que esse momento sirva, entre outras coisas, para refletir a maneira como avaliamos os processos e as rotinas da nossa organização para que, em momentos difíceis, nosso modelo de negócios não seja colocado completamente em xeque.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *