Onde encontrar ideias para uma Startup?

Onde encontrar ideias para uma Startup?

A criação de uma startup precisa passar necessariamente pela identificação de um problema real. Ponto.

Imagem de Ryan McGuire por Pixabay

A frase é tão simples e até certo ponto óbvia que você deve estar pensando que não precisaria ser dita, mas ela ainda é ignorada por empreendedores que, mais cedo ou mais tarde, acabam batendo no muro quando não conseguem validar o seu produto no mercado porque, adivinhem, ele não ataca um problema que as pessoas tem.

E aí surge a pergunta: mas onde eu encontro boas ideias para montar uma startup?

As pessoas tendem a acreditar que a “observação” pode ser uma boa ferramenta para encontrar boas ideias, mas ela traz uma armadilha que empreendedores normalmente ignoram: a ideia plausível.

Ideia plausível é aquela que você tem quando observa alguma coisa ou comportamento e que “faz sentido”. Você conversa com outras pessoas para perguntar se elas comprariam um produto como aquele e elas respondem: “olha, eu conheço pessoas que poderiam comprar isso sim“. Ou seja: são “outras pessoas” e elas “poderiam” comprar. Nesse ponto o empreendedor acredita que conseguiu a validação que ele precisava e sai em busca do seu primeiro MVP. Quando ele finalmente chega no mercado para vender seus primeiros modelos ninguém está disposto a pagar por aquilo.

Imagem de Ryan McGuire por Pixabay

É por essa razão que as melhores ideias surgem de problemas reais que os próprios empreendedores experienciam. Ou seja, não é meu amigo dizendo que ele tem um problema, sou eu sentindo na pele o quanto faz falta ter um produto que faça A+B e que eu estaria disposto a pagar para ter em minhas mãos.

Quando o empreendedor vive de fato aquele problema ele já tem a primeira validação e entende quais são as dores de quem enfrenta a situação. A partir daí ele pode desenvolver o primeiro conceito de MVP e ir testando com outras pessoas que se identificam com aquele problema.

No início não precisa existir a preocupação de simplificar demais o produto para atingir mais pessoas. O objetivo aqui é fazer algo realmente bom que resolva a inquietação que você vive todos os dias, porque se esse problema é real com certeza outras pessoas também se deparam com ele e quando visualizarem seu produto passarão a usar imediatamente. E aí quando você perceber que o produto está validado pode identificar novos públicos alvo e outras situações nas quais ele poderia ser útil.

O que eu estou falando é fácil de fazer? Não.

Falar é muito mais fácil que fazer, mas temos milhares de empreendedores que desperdiçam energia em projetos porque não entendem a lógica fundamental de identificar problemas reais. A solução precisa vir depois e pode ser de variados tipos, mas o problema precisa estar definido e de fato ser um problema para alguém.

Comece a prestar atenção no seu dia-a-dia. Saia daquele modo automático e questione o porquê determinadas coisas no seu cotidiano são feitas daquele jeito. Talvez são nesses detalhes que a sua próxima grande ideia pode estar.

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