Hub de Inovação: o Centro de Treinamento das Startups

Hub de Inovação: o Centro de Treinamento das Startups

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Você já ouviu falar de Hub de Inovação? Resumidamente é um local onde startups em estágio inicial se instalam para desenvolver suas ideias. Normalmente esses hubs de inovação possuem algum tipo de processo de aceleração que auxilia os empreendedores a desenvolverem suas ideias, criar um mínimo produto viável (MVP) e colocá-lo no mercado.

À primeira vista parece um processo simples, mas todos sabem que o percurso entre a ideia e o mercado é extenso e que a maioria das iniciativas ficam pelo caminho porque não se provaram boas o bastante. Gostando ou não essa é a lógica do jogo e chorar porque a ideia não se mostrou tão interessante para o mercado não adianta muito, o que importa é partir pra próxima com os ensinamentos que foram aprendidos.

Por esta razão que estar em um hub de inovação é importante. Esses locais costumam concentrar uma grande quantidade de empresas nos mais variados estágios e a troca de informações entre elas auxilia muito no processo de aprendizagem, independente se elas estão no mesmo setor ou não. Além disso, os processos de aceleração normalmente executados por elas criam uma dinâmica de eventos, workshops e um dos pontos mais importantes nessa fase: mentorias.

Imagem de nugroho dwi hartawan por Pixabay

As mentorias são realizadas por pessoas que conhecem a fundo o setor no qual a startup quer trabalhar e por conta disso conseguem oferecer lições valiosas que encurtam as curvas de aprendizado sobre determinado assunto. É por esta razão que uma sala bonita para hospedar a sua startup não é o único indicativo para avaliar se determinado programa de aceleração será benéfico ou não para sua startup, mas sim o processo estruturado de mentorias e capacitações que a empresa vai receber nesse período.

Por conta disso avalie com cuidado no momento que for decidir em qual hub de inovação você vai se instalar porque uma escolha acertada nesse sentido pode auxiliar e muito no seu processo de amadurecimento e crescimento. Procure escolher, caso seja possível, um hub que seja identificado com o setor no qual você está empreendendo porque dessa forma todo o ecossistema que vai girar no entorno dele poderá oferecer lições valiosas que em outro local você levaria muito tempo ou até não conseguiria. Lembre que ao se conectar com pessoas e empresas maduras você vai conseguir validar mais rapidamente se a ideia tem potencial e descobrir logo o que precisa ajustar para decolar ou então se o melhor caminho é partir para outra.

 

por Rafael Zanatta

Receba Novidades por E-mail!

Inscreva-se e receba por e-mail novos conteúdos do Blog.

Quero me cadastrar na lista do Blog do Zanatta

Eu nunca vou repassar seu e-mail para outra pessoa. Você pode cancelar o envio a qualquer hora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *