Quick Post: A lógica dos Funis

Quick Post: A lógica dos Funis

Post rápido, só pra não perder o insight.

Assisti um vídeo rápido do Gustavo Hansel hoje pela manhã e dei print em 2 aspectos que achei mais importante.

O primeiro diz respeito ao necessário entendimento por parte da startup que a grande maioria do público alvo não tem conhecimento do seu produto/solução. Pode parecer simplista dizer isso, mas quando essa concepção não está clara para a startup ela pode achar que todos já a conhecem ou que não é preciso fazer mais esforços para torná-la conhecida no mercado. Ou seja, é preciso ter estratégias consistentes e permanentes para levar a startup ao conhecimento do maior público possível.

 

Fonte: IGTV do Gustavo Hansel

O segundo diz respeito a realidade de quem quer construir verdadeiras máquinas de vendas. Para vender muito é preciso ter os conhecimentos necessários para construir os famosos “funis de vendas”. No entanto, é preciso entender que o funil é tratado por 2 áreas distintas. Ele começa pela área de marketing, que tem o trabalho de apresentar o produto/solução para as pessoas, fazendo-as passar para a fase de “considerar” o produto, até que chega ao ponto dessa pessoa virar um lead. Ou seja, uma pessoa que tem inclinação par tomar a ação de comprar.

Fonte: IGTV do Gustavo Hansel

No entanto, vejam que após a pessoa virar um “lead” ela ainda tem um longo caminho até se tornar um cliente. Aqui eu lembrei do que o Patrick falou em uma mentoria sobre marketing digital do Vibee Unimed, no sentido de que a equipe comercial normalmente quer o lead para já fechar negócio, quando na verdade ainda existe um trabalho de continuidade com essa pessoa que precisa ser feito antes dela bater martelo e fechar negócio.

O ideal, por conta disso, é começar a tratar essa “jornada” como uma coisa só, por mais que ela seja impactada e gerenciada por áreas diferentes. Digo mais: nunca a área de marketing e sales precisaram estar tão conectadas quanto agora, na Era dos Funis.

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