Por que as empresas não conseguem inovar?

Por que as empresas não conseguem inovar?

Frequentemente somos bombardeados sobre a importância de inovar e quais são os benefícios que essa prática pode trazer para as empresas. No entanto, é preciso entender que a inovação não é um fim em si, mas um trabalho contínuo que envolve uma série de fatores, entre eles:

– a sensibilização sobre a importância do tema por parte das lideranças;
– o ato de compartilhar com os colaboradores quais são os objetivos de inovar, tendo em vista que “inovar” envolve “mudança” e é natural que as pessoas sintam medo de perder algo nesse processo;
– o ato de treinar e equipar os colaboradores com as ferramentas necessárias para que elas possam fazer parte desse processo de forma ativa.

Cada realidade, de acordo com a maturidade da organização, terá um nível de complexidade nos desafios e oportunidades que o tema inovação vai trazer. Posso fazer algumas perguntas só pra ilustrar:

– A liderança está pronta para liderar esse processo?
– A equipe entende os objetivos desse novo cenário e está engajada para ajudar?
– Estamos fornecendo a clareza e ferramentas necessárias para enfrentar os novos desafios?

Imagem de Tri Le por Pixabay

E aqui reside um ponto fundamental em qualquer estratégia de inovação. Você não vai conseguir trocar todas as lideranças e colaboradores simplesmente porque eles não aceitam ou não entendem a nova proposta estratégica. Simplesmente não dá. Existe muito conhecimento, know-how e história nesses colaboradores que tornaram a organização no que ela é hoje e não dá pra abrir mão disso.

Mas aí o que fazer?

Inovar nunca é tomar a decisão mais fácil ou o caminho mais rápido.

Será necessário trazer todas as pessoas para o mesmo barco e conversar até que todos estejam conscientes de que esse é o caminho que vai levar a organização para a próxima década. Falar que “o que se fez até aqui não é o que vai nos levar até o futuro” é bonito, mas mudar os comportamentos é algo super complexo e que exige tempo e muita, mas muita energia.

E nesse processo tudo que posso dizer é que a transparência precisa estar presente em todas as atitudes. Explicar a razão e o que se deseja com determinadas ações retira o sentimento de desconfiança que surge quando não se sabe o que está acontecendo, mesmo que a ação em si não agrade necessariamente a todos.

Inovar é subir degrau por degrau. Você até pode subir mais rápido que outros, mas evite pular etapas. Isso pode te dar uma sensação de estar indo mais rápido, mas logo ali na frente essa atitude vai cobrar o seu preço. Tenha sempre em mente que cada etapa tem o seu papel e elas se provam importantes no decorrer da jornada.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *