O poder das perguntas corretas

O poder das perguntas corretas

Existe uma frase que eu digo quando alguém me aborda com algum tipo de problema e espera que eu possa ajudar: “Eu preciso de mais informações para poder fazer as perguntas corretas”.

Imagem de Arek Socha por Pixabay

Particularmente sempre acreditei que perguntar/questionar poupa tempo e nos leva direto ao ponto. Não ficar fazendo aquelas perguntas chatas com o objetivo de sabotar as coisas, mas sim suscitar as dúvidas pertinentes que, ao serem resolvidas, fazem o projeto andar pra frente.

Se alguém já viu o filme Guerra Mundial Z vai lembrar do momento que um cientista fala algo como: “Se em 10 cientistas todos pensam do mesmo jeito um deles é obrigado a pensar de forma oposta”. Ou seja, questionar é uma tarefa fundamental em qualquer desenvolvimento de projeto porque nossas certezas limitam o poder de análise e não permitem ver aspectos importantes para a continuidade.

Desta forma, quando se diz que as equipes precisam ser diversificadas para que os resultados sejam melhores está se dizendo que uma equipe com pontos de vista diferentes tem a capacidade de pensar em mais alternativas para o produto, serviço, ideia, etc… Ter pessoas com pensamentos distintos sugere que haverá mais discussões sobre os temas e, consequentemente, um resultado sabatinado. Ele estará 100% correto? Difícil dizer, mas as chances de ele não ter previsto aquele erro amador diminuem drasticamente.

Portanto, quando você estiver pensando em algo e tudo parece tão lindo e perfeito converse com mais pessoas para tentar encontrar outros pontos de vista. Não se prenda à ideia de que tudo é muito sigiloso e que você não pode falar nada para ninguém porque é preferível um projeto aberto que tenha sucesso do que um projeto secreto que vai quebrar na primeira semana. Ter pessoas questionadoras na equipe é, na maioria das vezes, melhor do que ter apenas quem diz “amém”.

por Rafael Zanatta

Receba Novidades por E-mail!

Inscreva-se e receba por e-mail novos conteúdos do Blog.

Quero me cadastrar na lista do Blog do Zanatta

Eu nunca vou repassar seu e-mail para outra pessoa. Você pode cancelar o envio a qualquer hora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *