Tipos de mercado onde a startup se dá melhor

Tipos de mercado onde a startup se dá melhor

Existem algumas condições relacionadas ao mercado que criam maiores chances de sucesso para uma startup.

Uma delas diz respeito às mudanças que esse mercado está passando, ou seja, startups se dão melhor onde há mudanças constantes no mercado. Isso porque as organizações consolidadas tem uma estrutura “pesada” que as impossibilita de mudar a todo instante (isso sem contar as inúmeras esferas de decisão que essas mudanças exigem nos diferentes níveis hierárquicos).

As startups não possuem essas amarras e conseguem se adaptar de maneira mais rápida a essas mudanças. Imagine lado a lado um grande navio versus uma lancha. Costumo dizer que o CEO de uma grande empresa não pode acordar um belo dia e dizer: “vamos mudar toda a forma como fazemos nosso negócio”, mas o CEO de uma startup pode. É claro que ele vai avaliar toda a situação, falar com seus mentores, pesquisar o mercado. No entanto, ele tem essa possibilidade porque é mais leve e esse tipo de movimento é justamente o que se espera dele. Enquanto grandes empresas defendem suas posições, as startups estão constantemente buscando as brechas para entrar e destruir essas defesas.

Outro momento importante que faz as startups performarem melhor é quando está havendo uma mudança na forma como um produto tradicional está sendo comercializado. Podemos citar alguns casos como a Blockbuster versus Netflix. Houve uma profunda transformação na maneira como o produto (filme) era entregue, passando do formato físico (dvd) para o streaming.

Uma organização estabelecida tem dificuldades de mudar a forma como entrega os seus produtos porque tem uma cadeia estabelecida (de fornecedores, distribuidores, etc) e as mudanças de plataforma normalmente exigem uma revisão nesse formato.

ℹ️ É por esta razão que investidores prestam tanta atenção no quesito “mercado” quando avaliam uma startup. Se ela está em mercados estáticos e que não oferecem oportunidades de mudanças fica muito difícil competir com organizações líderes.

AGORA, se o mercado está apresentando novas tecnologias e os principais players estão com dificuldades de encarar esse novo formato aí sim a startup pode entrar e tomar conta com uma nova proposta de valor bem mais alinhada à nova demanda. ???


Post originalmente publicado no Instagram @zanatta01

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *