Por que a sua empresa deveria estar em um Hub de Inovação?
Começaremos pelo óbvio: sua empresa precisará inovar no curto prazo caso ela queira se manter competitiva.
Nesse momento ainda não estamos falando de inovações radicais (disruptivas), mas é necessário entender que existe uma grande revolução tecnológica em curso e todos os modelos de negócios serão afetados por eles. Não importa se você é da construção civil, tem uma clínica de saúde ou produz leite em pó. Invariavelmente o seu negócio passará por alterações e se você não estiver atento nem vai perceber quando o ultimo dia chegar e você estiver fechando a porta da sua empresa para sempre.
Assustou? Calma!
Não quero dizer que todos os negócios vão desaparecer, mas soa até ingenuidade pensar que estratégias feitas há décadas ainda sejam capazes de sustentar negócios em tempos de rápidas e complexas mudanças. Se até as Gigantes Caem (Jim Collins), imagina negócios menores e com menor capacidade de fazer frente a investimentos necessários.
É por esta razão que conhecer as novas tecnologias que surgem é essencial. Partindo do pressuposto que é praticamente impossível ter algum tipo de certeza, entender a dinâmica das mudanças possibilita ter uma certa previsibilidade sobre as direções que o mercado está tomando. Além disso, estar conectado possibilita fazer o exercício permanente de tentar compreender o que é “valor” para o cliente, ou seja, o que a pessoa que usa o meu produto/serviço vê de vantagens e desvantagens.
As novas empresas, startups se assim você queira chamar, surgem a partir justamente das “dores” que clientes demonstram ao usar produtos existentes ou “lacunas” que os atuais fabricantes não conseguem identificar e suprir. É por esta razão que negócios rentáveis desaparecem do mapa em pouco tempo quando novas soluções que resolvem essas dores e ocupam as lacunas surgem. Os clientes não avisam a empresa existente, eles simplesmente migram.
O dia-a-dia de uma empresa é focado na operação e não se consegue oferecer o tempo necessário para pensar nos próximos passos. É por esta razão que as organizações precisam se aproximar de locais que estão pensando em inovação e novos modelos de negócios, tais como os coworkings/hubs de inovação que rapidamente surgem Brasil afora. As possíveis parcerias a serem criadas com essas estruturas podem ser das mais variadas, desde o patrocínio até a simples utilização do espaço para promover desafios que tragam soluções para seus problemas, mas o importante é entender que estar presente em locais como esse tira da zona de conforto aqueles que estão acostumados a fazer tudo do mesmo jeito.
Além disso, esses locais propiciam uma rica colaboração e troca de ideias que podem trazer insights interessantes sobre como abordar os novos temas. Ao participar de eventos não necessariamente relacionados ao foco principal do seu negócio é possível verificar como outras organizações lidam com situações que se repetem em outros setores e podem, com adequações, gerar novas ideias de negócios ou processos aplicáveis à sua realidade. A partir de agora, analisar o mercado vai além de mapear os concorrentes, mas sim entender quais são as mudanças que estão acontecendo no comportamento e se a maneira como eu entrego valor aos meus clientes ainda está condizente.
Meu ponto aqui é muito simples: existem alternativas para você capacitar o seu modelo de negócios e manter o apelo do seu produto/serviço, tais como pensar em novas estratégias de promoção ou em novos processos para fazer mais com menos. É fundamental, portanto, entender que a importância da inovação não está unicamente naquele pensamento de destruir os produtos que temos porque eles não servem mais, mas ter um olhar atento a tudo que está acontecendo ao redor para não ser pego de surpresa. Afinal de contas o Uber não foi criado por taxistas e o Airbnb não foi criado por uma rede hoteleira.
Rafael Zanatta