Proposta de Valor: Por que sua empresa existe?
Você já parou para pensar qual o motivo da sua empresa existir? Eu imagino que seja para fornecer algum serviço ou produto para alguém, mas como é realizada essa comunicação a ponto do seu cliente entender perfeitamente o que você vende?
De maneira bem simples a proposta de valor é uma explicação sucinta que auxilia o seu cliente a entender por que o seu produto é ideal para resolver o problema que ele está enfrentando. Note que, embora possa parecer simples, essa frase envolve a construção de uma série de conceitos a respeito do seu negócio que começa na identificação de um problema real, no público para o qual ele se direciona e qual tarefa ele resolve de maneira mais eficiente do que os demais concorrentes ou substitutos que os fariam decidir/escolher por você.
Desta forma, é imprescindível que a organização entenda de forma clara a sua razão de existir, onde ela se coloca no mercado e principalmente o que a faz ser diferente dos demais. A proposta de valor não é simplesmente o que você faz, mas sim uma declaração que você tem algo único que o diferencia dos demais e precisa responder a seguinte pergunta:
O que você faz de tão bom que explique a razão do cliente gastar dinheiro com você?
Para realizar essa comunicação evite utilizar jargões corporativos ou palavras que o seu público-alvo não entenda. A proposta de valor precisa ser CURTA, ESPECÍFICA e FALAR A LÍNGUA DO CLIENTE. Você pode estruturá-la da seguinte forma:
- Título: frase curta com o nome do seu produto e o que ele faz
- Subtítulo: parágrafo de 2 ou 3 linhas que explique um pouco mais o seu produto/serviço
- Lista: reforço dos principais itens de forma direta
- Call to action: algum botão / link que leve o usuário a realizar alguma ação (ver vídeo, fazer cadastro, etc)
- Recursos Visuais: imagens que reforçam o que está sendo dito
Você não precisa utilizar todos os itens caso perceba que não seja necessário, mas não deixe de fora Título e Recursos Visuais.
Veja o exemplo do Trello: esse é um sistema para gestão de projetos descomplicado e que pode ser utilizado para praticamente qualquer coisa. Ele criou um título breve e em seguida utilizou um subtítulo um pouco mais extenso para explicar o que faz. Colocou uma imagem que sugere organização em grupo e um botão call to action para o usuário se cadastrar.
O Nubank usa uma estratégia parecida com título, subtítulo, call to action para se cadastrar e imagens que demonstram o produto e serviço (app).
Por fim, “teste” a sua proposta de valor com algumas perguntas para ver se ela responde ao que se propõe, tais como:
- Que produto ou serviço é vendido?
- Qual benefício ele oferece?
- Para quem ele se destina? Quem se beneficia com ele?
- O que você está oferecendo de diferente dos demais?
Antes de colocar a sua comunicação “na rua” converse com alguns clientes/usuários, mostre sua proposta e verifique se eles possuem o mesmo entendimento que você. É comum estarmos tão acostumados com o que estamos falando que passamos despercebidos por pontos que não estão tão claros para o novo usuário. Não esqueça que às vezes o óbvio precisa ser dito.
Rafael Zanatta