Por que a Cultura da sua organização deveria ser um dos ativos mais valiosos?
Gerir uma organização, seja ela qual for, não é tarefa fácil. Dependendo do seu tamanho e complexidade o perfil dos profissionais encarregados por cada setor se altera, mas um ponto é fundamental para que qualquer organização tenha sucesso: o alinhamento da equipe aos valores da empresa, ou de forma resumida, à sua Cultura.
Toda empresa possui uma Cultura. Ela é o DNA da organização e representa o seu comportamento com o mercado e nas relações entre os colaboradores. Desta forma os gestores deveriam estar atentos ao modo como a Cultura Empresarial se desenvolve dentro da organização principalmente para validar se ela está de acordo com o que a Direção deseja e vislumbra para o seu futuro.
Pense na Cultura da sua organização como um guia no qual os colaboradores pesquisam quando tem alguma dúvida sobre qual decisão devem tomar. Se a sua organização presa pelo controle dos custos e isso é um valor que todos compartilham os gestores automaticamente tomarão cuidado no momento de criar despesas.
No entanto, quando a cultura não está clara ou não reflete o que a organização deseja percebemos decisões aleatórias e contraditórias sendo tomadas pelas variadas gerências, funcionários que não agem da mesma forma em situações similares e um certo desconforto por parte das pessoas por não entenderem para qual lado elas devem remar.
Desta forma, é importante perceber que a Cultura precisa ser algo compartilhado por todos na organização, desde o presidente até o porteiro. Ela precisa representar a essência da companhia e ser o “ponto de corte” entre quem fica e quem sai. De nada adianta ter o melhor gestor financeiro do mercado se a maneira como ele se comporta fere os princípios que a empresa defende. Cabe sempre lembrar que os colaboradores são a vitrine da organização e suas atitudes fortalecem ou denigrem a sua imagem.