Place Branding: Você sabia que a sua cidade deveria ser uma Marca?
O que faz uma cidade ser mais atrativa do que as outras? É mera coincidência ou existe um esforço por parte das cidades para se destacar diante das demais?
A resposta para essa pergunta fica clara quando olhamos para os exemplos de Nova Iorque ou Amsterdam. Ambas conseguiram causar impacto nos seus moradores e visitantes através da criação e gestão de uma marca para a cidade, trazendo benefícios que vão além da mera identidade visual conhecida mundo afora. Em razão desse esforço essas cidades conseguem se desenvolver melhor, fortalecem o sentimento de pertencimento entre os moradores e atraem uma legião de turistas que desejam sentir como é estar na tão aclamada cidade.
No entanto, o processo de gestão de marca (branding) de uma região traz desafios importantes que não são vistos no desenvolvimento da marca de um produto em geral. Isso se dá principalmente porque a cidade não “pertence a alguém específico” como os produtos. Sua existência depende de inúmeros fatores que não estão na mão de um indivíduo com uma caneta capaz de decidir o que deve ou não deve ser feito.
Diante disso, como esse fenômeno pode ser replicado para que outras cidades também possam usufruir dos benefícios mencionados?
Bem, antes de mais nada é preciso ter o entendimento de que a Sociedade, o Governo e a Iniciativa Privada precisam compartilhar da mesma visão sobre o tema, convergindo esforços em direção aos mesmos objetivos traçados para a cidade. Isso implica dizer que os diferentes partidos políticos precisam sentar juntos durante a construção desse trabalho para que os esforços não sejam zerados a cada novo governo que assumir.
O segundo aspecto importante a ser levado em consideração é sobre a identidade da cidade e qual o sentimento que ela transmite nas pessoas. O que as pessoas pensam quando falam sobre determinado lugar? São sentimentos difusos ou existe uma mensagem clara que fortaleça os pontos positivos e almejados?
Para o autor Julian Stubbs o processo de desenvolvimento de marca de uma cidade deve levar em consideração uma série de atributos que ele organiza no Place Brand Scorecard. A ideia é levantar alguns elementos chave que podem trazer sucesso para a cidade e auxiliar na construção da sua marca. Dentre eles estão:
- Identidade: os valores principais da cidade estão representados e claros na mente das pessoas?
- Organização: existem esforços que falam a mesma língua quando o assunto é a gestão de marca da cidade?
- Infraestrutura: existem boas rodovias, portos e aeroportos que facilitem a chegada e partida das pessoas?
- Atrações Turísticas: o local se destaca por algum ponto turístico especifico?
- Arquitetura: existem locais famosos pela sua arquitetura que mobilizam as pessoas?
O conceito que a cidade escolher para si deve ser condizente com a sua realidade a fim de evitar “falsas promessas”. Desta forma, cabe na maioria das vezes utilizar conceitos simples e trabalhá-los de forma consistente para que eles fiquem claros na mente das pessoas e possam auxiliar no desenvolvimento ou engajamento pretendido. No final, o que se quer é que as pessoas compartilhem os desejos e objetivos da cidade e tornem-se agentes ativos nesse processo de fortalecimento.
Fica então a pergunta: Qual é a primeira coisa que vem à mente quando falam da sua cidade?
Confira o vídeo completo com a palestra de Julian Stubbs sobre o tema: