Do que vive um Ecossistema de Inovação
Há alguns meses me chamou a atenção uma pergunta e consequentemente a sua resposta que de tão simples me pareceu banal, mas profundamente esclarecedora:
Do que as cidades precisam para desenvolver um Ecossistema de Inovação?
Os mais entendidos formarão inúmeras teorias explicando a importância dos planejamentos que as cidades precisam fazer para promover esse tipo de ambiente, tal como eu fiz em outros posts como esse aqui por exemplo.
No entanto, a resposta é tão simples que chega a ser idiota:
“Para você ter um Ecossistema de Inovação você precisa de Startups”
Simples assim.
É claro que podem existir coworkings de inovação. É claro que podem existir incentivos tributários e financeiros para a criação de novas empresas. É claro que os governos e iniciativa privada podem se organizar para tratar do assunto.
Porém, se você não tem PESSOAS dispostas a criar suas STARTUPS todo esse esforço pode não trazer os resultados almejados.
Desta forma, vale a pena prestar atenção ao perfil de profissionais que estamos formando nas nossas escolas e universidades. Vale a pena desmistificar os mitos a respeito do empreendedorismo e dar ferramentas adequadas para que esses jovens percebam no ato de empreender uma oportunidade única de colocar suas habilidades em prol de algo inovador e disruptivo.
Para muitas cidades a viagem está apenas começando e por isso ter um diagnóstico apurado da situação é muitas vezes mais importante que grandes planos de investimento. Às vezes o que conta é o incentivo, aquele primeiro empurrão quando falta coragem pra dar o primeiro passo.