Status: em modo BETA (sempre!)
Uma das habilidades imprescindíveis para qualquer profissional que atue no mercado é a capacidade de se reinventar. No mundo das artes e dos esportes ela parece mais presente principalmente quando vemos famosos sumirem e depois de um tempo voltarem à fama por terem conseguido desenvolver novas habilidades ou se apresentar de um jeito diferente do inicialmente conhecido. A frase “fulano conseguiu se reinventar e agora é sucesso novamente” toma conta das manchetes e a vida segue.
Já no mundo empresarial o “poder de se reinventar” começou a recrutar pessoas a partir do momento que fazer uma coisa bem feita não é mais uma garantia de sucesso absoluto ao longo do tempo. Para os gestores a tarefa é conseguir maximizar os rendimentos de determinado produto e ao mesmo tempo monitorar o seu desempenho preparando a sua “aposentadoria” e consequente novo lançamento. Estar agarrado a determinado produto e estar disposto a morrer com ele definitivamente não é a melhor estratégia a seguir.
Mas então por que “modo Beta”?
Modo Beta é uma expressão que vem da tecnologia para indicar que determinado software ainda não está acabado. Ele funciona de maneira estável, mas ainda está em desenvolvimento para uma (possível) versão final. A partir do momento que encaramos a nós mesmos como um ser humano em modo Beta assimilamos que a formação que temos até aqui não é final e muito menos suficiente para os desafios futuros. Uma pessoa em modo Beta diria: “Ok, estamos funcionando e trazemos resultados, mas temos importantes ferramentas que ainda precisam ser aprimoradas.”
Trata-se de um estado de espírito no qual se está ciente das mudanças que estão acontecendo ao nosso redor e ao mesmo tempo existe uma postura pró ativa em buscar se adaptar a essas realidades. Estar em contínuo aprendizado já vem sendo dito há décadas, mas os últimos anos provaram que o conceito realmente precisa ser seguido se o objetivo é manter-se no mercado.