Sobre se colocar numa posição para Vencer

Sobre se colocar numa posição para Vencer

Existe uma expressão em inglês que me chamou a atenção alguns dias atrás. Diz ela: “put yourself in a winning position“, o que numa tradução livre poderia ser algo como “se coloque numa posição para vencer”. Ao ler as explicações e pensando sobre o assunto cheguei à conclusão que a frase é relacionada àquelas outras como “a sorte aparece para quem treina” ou “quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”, atribuída ao atleta de golfe multicampeão Tiger Woods.

A ideia por trás da frase é que as pessoas que desejam vencer precisam ter em mente que o caminho até a vitória envolve uma série de pequenas decisões tomadas durante o processo que olhadas individualmente até não fazem tanto sentido, mas no contexto como um todo são consideradas vitais para o sucesso da empreitada.

“Se colocar numa posição para vencer” é ter o claro entendimento de que você precisa amar o processo de “chegar lá”. É saber que as vitórias acontecem quando você se prepara para o caminho que precisa percorrer e não para os louros que vai receber quando terminar. Ou seja, para um profissional que quer ser promovido não adianta ficar calculando o que vai fazer com o aumento que vai ganhar. O que ele precisa de verdade é mapear todas as ações que precisam ser feitas para que o seu trabalho renda bons frutos e por consequência disso possa se tornar um destaque e ser mapeado para as promoções.

Para um atleta não adianta imaginar quais carros deseja comprar depois que a fama chegar se os treinos não são levados a sério para quando as oportunidades aparecerem poder ser tirado o melhor delas.

Parece auto-ajuda, mas na verdade é um tapa na cara daqueles que acreditam que esperar sentado vai resolver ou trazer alguma coisa. As promoções, os prêmios, as medalhas e as vitórias em geral acontecem quando você tem a real noção do que precisa ser feito e VAI LÁ E FAZ. Nem que seja necessário fazer um pouco a mais pra garantir.

Quem deseja de verdade não fica debaixo da árvore esperando a fruta cair de madura. Cabe a cada um, no seu dia-a-dia, buscar desempenhar o seu papel da melhor maneira possível para que as coisas boas que se espera aconteçam. Infelizmente não é possível garantir que fazendo isso vai dar certo, mas eu garanto 100% que, se não fizer, vai dar errado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *