Empreendedores e Empresários

Empreendedores e Empresários

Há alguns dias eu venho pensando sobre as possíveis diferenças que existem entre o “empreendedor” e o “empresário”. Num conceito simples (e meu) o empreendedor seria aquele que possui uma ideia (ou faz algo muito bem) e resolve começar a ganhar dinheiro com isso. Ele ainda não tem muita noção sobre como se administra ou quais são as habilidades que ele precisa ter para estar à frente de uma empresa, especialmente aqui no Brasil, mas acredita que pode ganhar seu próprio dinheiro se conseguir tirar o seu projeto do papel.

Já o empresário seria aquele que já estabeleceu a sua empresa, passou pelas primeiras fases do negócio e agora já está calejado. Conhece as dificuldades que a legislação brasileira impõe às empresas e por essa razão não descansa um minuto porque sabe que precisa correr o tempo inteiro para não ficar pra trás.

Nessa analogia, se de um lado são os empresários que geram empregos em grande quantidade e fazem a máquina girar, do outro lado temos os empreendedores como os fomentadores de novos negócios que, se bem administrados, podem se tornar promissores e entrar na roda da economia.

Nesse ponto você já deve ter entendido aonde quero chegar: precisamos oferecer condições para que os empresários possam desenvolver os seus negócios, mas é tão ou mais importante criarmos um ambiente que propicie a criação de novas empresas para aqueles que tenham uma ideia e queiram tirá-la do papel encontrem um terreno fértil para isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *