Cultura de Alto Impacto

Cultura de Alto Impacto

Uma Cultura Empresarial de alto impacto é fator determinante para o sucesso de qualquer empresa. Eu, particularmente, procuro observar sempre quais são os valores que a organização carrega no seu dia-a-dia, através das suas ações e dos seus funcionários, para poder dizer se a empresa “tem futuro ou não”. E nestes casos não estou falando em futuro 1-2 anos. Estou falando de futuro no longo prazo, no qual as gerações de liderança serão substituídas e o negócio permanecerá de pé.

Trago o assunto “Cultura das Organizações” sempre que as pessoas falam em ampliar seus negócios ou criar modelos para que eles continuem a crescer. Os gestores normalmente não prestam atenção, mas a maneira como a organização se comporta diz muito sobre o futuro que ela possui pela frente.

Uma organização é como se fosse uma pessoa. Ela tem uma maneira de se vestir, de se comportar, de falar com pessoas que conhece e outra com pessoas que vê pela primeira vez. Existem organizações que gastam sem pensar e outras que pra tirar uma nota de 10 reais do bolso precisa implorar, tal qual pessoas normais que conhecemos aos montes por aí.

Sendo assim, e de maneira bem simples, poderíamos dizer que o conjunto de características que resumem uma organização é a sua Cultura. Ela pode estar escrita em bonitos quadros pendurados em cada sala da empresa, ou não. Como eu mencionei, a Cultura da organização não necessariamente precisa estar escrita para existir.

Dito isso, por que a Cultura é um fator tão importante a ponto de determinar se uma empresa terá sucesso ou não?

A cultura é o ingrediente fundamental que faz todas os funcionários trabalharem com os mesmos objetivos. Simples assim.

A maioria das empresas nasce com um empreendedor e na medida que o negócio prospera novas pessoas são trazidas a bordo para ajudar o negócio a se desenvolver. Enquanto o proprietário está presente é fácil identificar quais são os comportamentos esperados porque basta olhar para o fundador e “replicar” o que ele faz.

No entanto, quando a empresa ganha proporções maiores e novos cargos passam a ser acrescentados ao organograma é de fundamental importância que a cultura da empresa esteja definida e amplamente disseminada para que todos possam trabalhar seguindo as mesmas premissas. Para mim parece muito claro que é impossível uma empresa ter sucesso se o Gerente Comercial pensa de um jeito e o Gerente Financeiro pensa de outro e é por isso que nos casos de atrito a Cultura define qual atitude pode/precisa ser tomada.

O ambiente de negócios torna-se a cada dia mais complexo e se você não tiver uma equipe alinhada e compartilhando os mesmos valores as chances de vencer diminuem consideravelmente. Dê uma olhada ao seu redor e verifique se o seu time compartilha os mesmos valores que a organização. O conhecimento técnico sem dúvida nenhuma é importante, mas se ele não vier acompanhado do DNA da organização ele perde muito do seu valor e, mais cedo ou mais tarde, vai se tornar um problema.

Desta forma, busque entender qual a personalidade da sua organização e traga pessoas alinhadas com ela. Não restam dúvidas que a sua empresa criará um importante diferencial competitivo e os resultados serão cada vez melhores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *